Notícias

Água desmineralizada: confira os benefícios e as vantagens da implantação desse sistema na sua empresa

Contratos para Fornecimento de Água

Essencial para a existência da vida, a água é tão presente no nosso dia a dia, que poucas vezes paramos para pensar sobre suas peculiaridades.

Quer um exemplo?

Faça um teste e responda rápido: quantos tipos diferentes de água existem?

Numa conta rápida e simples, podemos listar pelo menos 9. 

Vamos lá:

Água salgada, água doce, água salobra, água poluída, água contaminada, água potável, água mineral, água destilada e água deionizada.

As sete primeiras são bem conhecidas, embora possa causar estranheza para muita gente pensar que existe diferença entre a água poluída e a água contaminada (se é o seu caso, deixa seu comentário e a gente pode fazer um texto especial sobre isso).

Mas hoje, o assunto do nosso post vai ser especificamente a água deionizada, também chamada de desmineralizada, considerada quimicamente pura e obtida através de um filtro que remove os cátions e ânions da água e os substitui por hidrogênio e hidroxila.

O produto resultante dessa filtragem é usado, principalmente, pelas indústrias automobilística, metalúrgica e de microeletrônicos, que precisam de água isenta de sais. Isso porque a água bruta pode provocar uma série de prejuízos em máquinas e outros equipamentos, como corrosão e formação de incrustações causadas pelo acúmulo desses sais, por exemplo.

Além disso, a água deionizada também é utilizada em clínicas de hemodiálise, responsáveis por fazer tratamento em pacientes ambulatoriais portadores de insuficiência renal.

A boa notícia é que esses sistemas de desmineralização da água possuem um baixo custo de implantação e ainda reduzem a demanda por manutenção, aumentando a eficiência energética e produtividade da planta.

Portanto, se a sua empresa precisa de um tratamento de água que faça a desmineralização/deionização do produto, entre em contato com a gente.

Trabalhamos tanto com a implantação de filtros desmineralizadores quanto com filtros purificadores por osmose reversa, sistema amplamente utilizado em farmácias de manipulação e laboratórios - para a produção de cosméticos - e também em aquários.