Notícias

Cinco dicas simples para evitar o desperdício de água no verão

Contratos para Fornecimento de Água

Com a chegada do verão, o consumo de água costuma aumentar. Para evitar o desperdício, confira cinco dicas simples que vão te ajudar a passar pela estação com consciência e responsabilidade.

Se você já acompanha nosso blog, sabe que nós reforçamos muito por aqui a importância de você consumir e oferecer para a sua família ou empresa uma água de qualidade e livre de impurezas.

Mas tão importante quanto cuidar do tratamento da água é garantir que esse recurso natural será consumido de maneira consciente, responsável e evitando o desperdício. 

Por isso, aproveitamos que o verão está chegando para dar algumas dicas de como aproveitar a estação sem desperdiçar o nosso bem mais precioso. Confira:

- Acompanhe e corrija possíveis vazamentos. Uma ou duas gotas de água podem não parecer muito, mas elas se acumulam rapidamente. Por exemplo, uma torneira com apenas dois gotejamentos por minuto pode desperdiçar 105 galões de água por ano.

- Sabemos que no verão o número de banhos tende a aumentar. Por isso, tente tomar duchas mais curtas. Reduzir seu tempo de banho de oito para cinco minutos, por exemplo, pode economizar mais de 600 galões por mês.

- Se você faz uso de máquinas de lavar louça, lembre-se de juntar o máximo de talheres, pratos e copos possíveis e sempre ajuste o nível da água de acordo com a carga que será lavada. Aliás, essa dica também vale para as lavadoras de roupa. 

- Escove os dentes com a torneira fechada. Essa medida simples pode gerar uma economia de mais de 10 litros de água. 

- Evite lavar o quintal todos os dias. Prefira fazer isso apenas uma vez por semana e, se possível, reutilizando a água descartada pela máquina de lavar roupas. Nos demais dias, use apenas uma vassoura para fazer a limpeza. 

Seguindo essas dicas simples, é possível garantir um verão sem surpresas na conta e, principalmente, sem desperdício. 

Lembrando que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros (0.11 m3)* de água por dia são suficientes para atender as necessidade básicas de uma pessoa. Para te ajudar a conferir se a sua casa está dentro dessa média, acesse o site Conta Justa.