Notícias

Transtornos que podem ser causados por contaminações na rede de água

Contratos para Fornecimento de Água

Nos últimos meses, duas notícias chamaram a atenção por tratarem de um problema em comum: os transtornos causados por contaminações da rede de água.

Nos últimos meses, duas notícias chamaram a atenção por tratarem de um problema em comum: os transtornos causados por contaminações da rede de água.

O primeiro deles ocorreu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e deu origem a um surto de toxoplasmose, uma doença infecciosa causada por um protozoário facilmente encontrado na natureza e que pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com um laudo divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF), o protozoário que causa a doença foi encontrado na água de uma residência que era abastecida pela companhia responsável pelo fornecimento de água na cidade. A empresa, por sua vez, diz que no local "foram encontrados outros contaminantes (...) o que corrobora condições inadequadas de manutenção e limpeza".

No entanto, apesar do resultado, a situação está longe de ter sido resolvida. Isso porque o próprio MPF afirma que ainda precisa comprovar a relação genética da amostra e de pacientes diagnosticados. Por isso, as análises continuam. Enquanto isso, até o momento, mais de 600 pessoas já foram contaminadas.

Outro local a sofrer com problemas na rede de água foi o Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro . Por lá, as cirurgias eletivas e as consultas precisaram ser suspendidas por quase uma semana, depois que um provável refluxo da rede de esgoto da prefeitura contaminou uma das cisternas do hospital. Em decorrência disso, algumas pessoas que consumiram a água passaram mal e tiveram registros de diarreia e vômito. Por sua vez, a Prefeitura do Rio nega ter responsabilidade no ocorrido.

De acordo com o Portal R7, para driblar o problema, o banho dos pacientes internados passou a ser feito com toalhas umedecidas e a cozinha passou a utilizar água mineral no preparo das refeições.

Os dois casos mostram alguns dos malefícios que o consumo de uma água de baixa qualidade pode causar e reforçam a importância de se investir em um sistema de tratamento que ajude a garantir a saúde da sua família, dos seus colaboradores, clientes ou pacientes.

Se você quer saber mais sobre as soluções que nós, da CEA do Brasil, podemos te oferecer, entre em contato conosco.