Notícias

Você sabe o que é água dura?

Contratos para Fornecimento de Água

Muitas substâncias fazem parte da água que bebemos. Algumas delas são perfeitamente seguras para consumir, enquanto outras podem afetar negativamente a saúde da sua família.

Desde cedo, a gente aprende na escola que a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. No entanto, muitas outras substâncias fazem parte da água que bebemos. Algumas delas são perfeitamente seguras para consumir, enquanto outras podem afetar negativamente a saúde da sua família.

A água dura, por exemplo, é basicamente água contendo uma alta concentração mineral. E apesar de alguns minerais não serem necessariamente ruins para o nosso organismo, uma concentração elevada demais deles pode trazer prejuízos no longo prazo, além de apresentar efeitos indesejáveis nos aparelhos que utilizam água, nas tubulações, nas roupas, na pele e no cabelo. Além disso, sedimentos de água dura também podem transportar bactérias potencialmente prejudiciais junto com eles. Um estudo de 2014 descobriu que a descamação da água dura é diretamente responsável pelo crescimento bacteriano em água potável residencial.

Na indústria, as caldeiras precisam de água com baixa dureza, pois o cálcio e magnésio, naturalmente, se agregam nas paredes das tubulações. Em temperaturas excessivas, os sais minerais em excesso se cristalizam formando incrustações, que causam danos irreparáveis, tais como: diminuição da eficiência na geração do vapor e aumento da temperatura de película do metal, além da possibilidade de rompimento de tubos e explosões.

Para ajudar a solucionar o problema da água dura, existem os chamados filtros abrandadores.

Esses filtros usam o processo de troca iônica para remover o cálcio e o magnésio da água, evitando os danos causados por esses minerais. Para isso, o sistema conta com uma resina presente nos tanques que atraem essas substâncias e as substitui por íons de sódio. A manutenção do sistema é feita apenas com salmoura (água e sal grosso) e ainda possui válvula automática que realiza os processos de filtragem, retrolavagem, regeneração e enxágue facilitando o processo.

Para saber mais sobre o assunto, veja sobre Filtros Abrandadores aqui em nosso site, ou entre em contato conosco e peça um orçamento.